Centro de Desenvolvimento Infantil AHPV

Centro de Desenvolvimento Infantil AHPV é um espaço clínico dedicado a crianças e jovens, e surge para colmatar as necessidades de diagnóstico e de despiste de patologias e défices de desenvolvimento na infância. Deste modo, é adotado um conceito de avaliação multidisciplinar com vista ao encaminhamento para as diversas práticas terapêuticas disponíveis e que se adequam a cada criança.

Assim, no nosso espaço tem acesso a várias especialidades fundamentais para um acompanhamento apropriado do desenvolvimento infantil, sendo elas:

Medicina Pediátrica do Desenvolvimento, Psicologia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional em contexto de integração sensorial e Equitação com Fins Terapêuticos.

 

Pediatria do Desenvolvimento

A Pediatria do Desenvolvimento é um ramo da Pediatria que se ocupa do desenvolvimento da criança e do jovem, pressupondo não só a vigilância do seu desenvolvimento, como também o diagnóstico das suas perturbações e respetiva intervenção.

As perturbações do neurodesenvolvimento são patologias que têm por base anomalias neurológicas ou sensoriais de carácter permanente, manifestando-se desde os primeiros anos de vida por atraso ou desvio nas aquisições do desenvolvimento e por alterações do comportamento.


As perturbações do neurodesenvolvimento englobam:

. Perturbações Comportamentais (ex: Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção);

. Perturbações da Coordenação Motora, da Memória, da Perceção, da Flexibilidade Cognitiva e da Interação Social;

. Deficiências Motoras (ex: Paralisia Cerebral);

. Défices Cognitivos/Intelectuais;

. Perturbações do Espectro do Autismo;

. Perturbações Sensoriais (ex: surdez, cegueira, etc.);

. Entre outras.

Assim, a consulta de Desenvolvimento avalia a criança no seu todo, rastreia e orienta, propondo um tratamento adequado às diferentes situações

 

Terapia Ocupacional

Associe-se à nossa causa. Por favor preencha e envie-nos o seguinte formulário junto com os documentos solicitados no mesmo:
Download de Formulário em .pdf
Download de Formário em .docx